quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O DINHEIRO DO EMPRÉSTIMO


O Rio Grande do Norte conseguiu fazer um mega empréstimo ao Banco Mundial no valor de 540 Milhões de dólares para serem investidos, segundo a governadora, na cadeia produtiva do estado.

As áreas que serão beneficiadas são: Agricultura familiar, artesanato, pesca, mineração, turismo, arrecadação e outros setores do estado.
   
O dinheiro chegará aos cofres do estado em duas parcelas, a primeira será de 360 Milhões e o restante quando tiver sido investido 40% da primeira parcela.

Segundo minha matemática o valor do empréstimo daria para fazer mais de 16 obras do porte da obra de construção complexo viário Abolição. 

O fato é que é muito dinheiro, mas quando se trata de valores de um estado torna-se coisa pequena. Para se ter uma ideia,segundo informações só de ICMS o RN arrecadou no ano passado R$ 3,7 Bilhões, três vezes mais que o valor do empréstimo, valor que corresponde a apenas 54% de toda arrecadação do estado.

Vendo estes números, é fácil de imaginar que o valor do empréstimo será dissolvido entre os inúmeros problemas e dificilmente resolverá algum deles. O cheiro do dinheiro servirá de motivo para que os funcionários do estado intensifiquem as greves na tentativa de aumentarem ainda mais seus salários. Concordaria com o empréstimo se o dinheiro fosse direcionado a um único objetivo e com certeza de lucros



Nenhum comentário: