sábado, 26 de janeiro de 2013

FIO DE AÇO: O ASSUNTO DA SEMANA

 A semana inteira o escândalo do fio de aço dominou o assunto da imprensa do RN e ainda  percorreu o país para o desgosto da governadora  Rosalba Ciarlini (DEM).


Tudo começou quando o médico cirurgião Jeancarlos Cavalcante postou um vídeo na internet de um paciente que ele  atendia pelo SUS. No vídeo, um paciente com o abdômen aberto e ele não tinha o fio de aço necessário para fechar a cirurgia.

É verdade que passamos por problemas sérios na saúde do RN, mais foi muito desnecessária a atitude do médico, jamais ele poderia expor um problema simples de um significativo enorme quando vem a público. Falo simples, porque um hospital de emergência é vulnerável a problemas como esse. Só que quando vem a público, a mídia faz com que o problema sirva de munição para as armas dos inimigos do que é publico, e do governo.
   
Ele poderia ter levado o vídeo a seus superiores, este seria o seu dever como profissional. Acredito que o senhor Jeancarlos não trabalha para o SUS obrigado, ele está lá porque ganha o seu dinheiro. Se não estivesse satisfeito, poderia muito bem procurar trabalhar em uma clínica no setor privado. Se dependesse de mim, ele levaria uma cadeia, para nunca mais  tentar destruir um patrimônio publico.

Quanto ao atendimento do SUS, a polêmica é bem maior que a verdadeira realidade. De existir problemas existem, não podemos esconder isso, mas também não vemos as pessoas se manifestarem para agradecer e elogiar nosso sistema de saúde quando foi bem atendida e teve o problema resolvido sem tirar um Real do bolso.

Não simpatizo com governo de Rosalba, mas nem por isso vou criticar em momentos  inoportunos. Tenho o dever como cidadão de falar o que eu penso, usando toda minha sinceridade.

Nenhum comentário: