quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ROTEIRO DA PROCISSÃO NÃO AGRADA A TODOS



Os festejos de Santa Luzia deste ano trouxeram uma série de mudanças que agradou a uns e desagradou a outros. O que tem sido mais comentado sobre as mudanças é o deslocamento da procissão no dia 13 de Dezembro para o alto de São Manuel.

Uma mudança muito grande. Não sei como foi a discussão para chegarem a tal decisão e de uma hora para outra fazer uma mudança desse tamanho no maior evento da cidade.

Particularmente eu não acredito que vai dar certo, digo isso pelo fato do percurso ser mais que o dobro do percurso anterior. Falo assim porque na minha medida aumentaram 600 metros de caminhada e o povo terá que ir e voltar, ao invés de andar em círculo como de costume.

O povo que vem todos os anos das cidades vizinhas para a procissão não vai poder se encontrar com a mesma facilidade de antes, porque os veículos que vão deixar eles lá no mosteiro, onde será a concentração e o início da caminhada, não vão poder voltar, por conta do trânsito travado em toda aquela área.

Já aquelas pessoas que caminham parcialmente durante a procissão não vão poder participar, porque se elas cansarem, não terão como ser resgatadas de carro, por conta do trânsito.

Aquelas pessoas que ficam nos cruzamentos das ruas esperando o andor passar não vão ter mais essa oportunidade, só quem mora lá no Alto vai poder ver, porque ninguém vai se arriscar a ficar preso no trânsito sujeito a uma emergência.

Mais entre todas as dificuldades a que mais me preocupa é que, a maioria das pessoas que acompanha a procissão, saem de casa a pé. Mesmo assim, o trânsito fica todo travado em Mossoró, como é que essas pessoas vão chegar ao mosteiro? Mas, como já foi planejado, vamos esperar para ver como vai ser e torcer para que dê certo e a festa fique ainda mais bonita.

Nenhum comentário: