sexta-feira, 28 de setembro de 2012

QUEM CUSTEIA AS PESQUISAS ELEITORAIS?


A discussão das pessoas sobre a credibilidade das pesquisas deveria incluir outros fatores importantes. Um deles é a origem dos recursos pagos para elas serem realizadas.

Concordo plenamente com a blogueira Thaisa Galvão. Ela disse em seu blog que o ministério público deveria investigar as pesquisas para saber a origem dos recursos, saber quem, na verdade, paga por elas e quanto pagam pelas inúmeras pesquisas eleitorais realizadas durante a eleição.

Thaisa também disse que seu blog foi convidado várias vezes para assinar como contratante de pesquisa. “Confesso que não tenho dinheiro para pagar uma pesquisa eleitoral, como é que apareceria como contratante?” Disse ela.

Defendo a idéia de que as pesquisas fossem organizadas seguindo regras baseadas nas normas da eleição, com data para serem apresentadas e com limite de quantidade.
      
O resultado de uma pesquisa tem grande influência na trajetória de uma campanha, muitos eleitores abandonam o candidato quando sabem que ele está perdendo nas pesquisas, um resultado ruim desestimula cabos eleitorais e faz com que a campanha desabe em pouco tempo.

Pela importância que tem uma pesquisa em uma campanha, elas deveriam ser levadas mais a sério pela justiça. Esses órgãos que fazem as pesquisas teriam que ter mais transparência com a sociedade para ganhar confiabilidade. Ai sim, ela combinaria com a seriedade da justiça eleitoral. 

Nenhum comentário: