quinta-feira, 29 de setembro de 2011

LUA EM FASE CRESCENTE

A lua de hoje a noite estava linda. No dia 27 o calendário marca que ela foi nova, agora está em fazer crescente. A lua sempre me chamou a atenção por suas maravilhas e quando descobri a relação que ela tem com o mar, o encanto ficou ainda maior.

Quando a lua é cheia a maré é bem maior do que quando ela está na fase minguante, tudo isso é por conta da gravidade da lua e do sol sobre as águas do oceano, quando estão alinhados o sol, a terra e a lua, é noite de lua cheia e as marés são bem maiores.

A gravidade da lua puxa suavemente o nosso planeta, como o oceano é líquido e se movimenta com facilidade, a gravidade forma as marés com grandes correntes marítimas, já os continentes por serem sólidos não se movem ao ponto de percebermos.

Durante 24 horas são quatros marés, duas altas e duas baixas, entre as altas quanto mais a lua está de frente para o oceano maior será a maré. A diferença de nível do mar com as marés varia de lugar, tem local no planeta que chega a 18 metros a diferença de maré cheia e maré baixa.

Nenhum comentário: