sexta-feira, 22 de julho de 2011

A PRENDA A JOGAR XADREX

Muita gente tem vontade de jogar xadrez, mas por ser um jogo muito complicado a maioria desiste por não ter a paciência necessária para entender as regras que são bastante simples.

Neste post vou tentar explicar com facilidade o quanto é fácil jogar xadrez. Primeiro temos que conhecer o tabuleiro e as peças do jogo.
A partida começa com 16 peças para cada lado do tabuleiro, de um lado ficam as pretas e do outro as brancas. São elas: 1 rei, 1 rainha, 2 bispos, 2cavalos, 2 torres, e 8 peões.

Veja o tabuleiro pronto para iniciar uma partida, tem que se observar as posições das peças, elas nunca mudam, sempre quem está com a cor branca dá início à partida.

 Para identificar qual é o rei, o cavalo ou o peão é fácil por conta do formato das peças. 

Objetivo do jogo que é prender o rei,  o ato de prender o rei tem o nome de “cheque-mate”, quem dá o cheque-mate ganha a partida.
O difícil vem agora: a hora de entender o movimento das peças. Vamos começar com o Peão: 

O peão só caminha para frente, na primeira jogada, ele pode pular uma casa, caso não tenha um “intruso” na sua frente. Após a primeira jogada o peão só pode andar apenas uma casa por vez sempre para frente, podendo eliminar qualquer peça que esteja na casa da diagonal vizinha, porém, não pode eliminar as peças da casa da frente, se ele conseguir chegar a última linha do tabuleiro ele será promovido a Rainha, Bispo, Torre ou cavalo, a decisão fica ao dono do peão.
 Cavalo: Essa peça caminha em forma de “L”, nunca pula para as casas vizinhas, ele pode ir para frente para o lado e para trás, eliminando qualquer peça que esteja ao seu alcance, o cavalo chega a dominar 8 casas no jogo, outra vantagem dessa peça é que ela pode pular outras peças que estejam dentro da sua trajetória. O cavalo é muito importante no jogo, é como você está na batalha montado.
 Bispo: Peça importante, comparo ele com o cavalo em utilidade, considero o xerife do jogo. Caminha só pelas diagonais do tabuleiro, pode se locomover por quantas casas quiser caso essas não estejam ocupadas, e pode mandar em até 15 casas ao mesmo tempo, elimina qualquer peça na sua linha.
 Torre: A Torre tem mais “valor” que o Cavalo e o Bispo, muito poderosa, ela caminha para todos os lados da sua linha ou coluna, tanto na horizontal quanto na vertical, pode eliminar tudo que estiver em sua frente.

Rainha é a peça mais poderosa do jogo, se movimenta em todas as direções, pode eliminar mais que as outras por ter acesso a todo tabuleiro.

Rei. Ele só caminha de casa em casa tanto para frente quanto para trás elimina quem se “atrever” a chegar a casa vizinha, mas com um detalhe, o Rei nunca  pode ficar em xeque
ou seja, ameaçado por outra peça, mesmo depois que eliminar outro. 

Vamos agora a algumas das regras do jogo. Cada peça eliminada é retirada do tabuleiro e a peça que a eliminou assume a sua casa. Ganha a partida quem prender o Rei adversário, o Rei é considerado preso quando não tiver para onde se mover por conta de ameaças das outras peças. Nessa situação é XEQUE MATE

Existe uma jogada que se dá o nome de Roque Ela serve para proteger o Rei, e só pode ser feita uma vez por partida, O Roque é a única jogada em que pode se mover duas peças ao mesmo tempo, é a troca de lugares do rei com a torre. O rei caminha em direção da torre 3 casas e a torre passa para casa entre a que o rei estava e a vizinha que ele está, essa jogada só pode ser feita nas seguintes condições: 1-tanto o rei quanto a torre, não tenha se movimentado na partida. 2-tanto o rei  quanto a torre não estarem ameaçados. 3-não ter peças entre o rei e a torre.

Empate: A partida é considerada empatada quando a mesma             jogada é repetida para mesma posição 5 vezes,  ou após 50 lances de cada jogador sem eliminar pesas, ou  o rei ficar preso sem está em xeque, ou seja não tenha para onde caminhar e não esteja ameaçado.


Um comentário:

Anônimo disse...

O jogo de xadrex foi muito bem explicado, não deixando nenhuma duvida de como cada peça se movimenta. Explicação ótima, parabéns.