quarta-feira, 30 de março de 2011

O QUE É PIOR O CARRO FUMACÊ OU O MOSQUITO?

Essa pergunta me deixa na dúvida, os prejuízos causados ao meio ambiente por conta desse veneno pulverizado, podem trazer problemas bem maiores do que mesmo a própria dengue.

O veneno jogado na atmosfera, faz muito mal à saúde humana de forma direta ou indireta. O veneno não mata só o mosquito, tudo que é inseto pequeno também morre, e cada um desses insetos tem sua função no equilíbrio do nosso meio ambiente.

Um exemplo são os pardais, aqueles passarinhos domésticos que viver bem próximo de nós, eles se alimentam de pequenos insetos, onde eles vão encontrar comida saudável aqui em Mossoró?

A chuva leva o veneno para os rios e muitos insetos que servem de alimento para os peixes também morrem. E não pára por aí, não tem como somarmos o tamanho do estrago no eco sistema. 

Na verdade não temos estudos que possam calcular o tamanho do impacto à natureza, se tem eu não conheço e nunca ouvi falar. O problema é que se procura a maneira mais fácil, e esquecem as alternativas mais lucrativas. A prevenção seria a melhor maneira, até mais barata.

A cidade de Apodi é um exemplo, uma das cidades com o menor número de casos de dengue do RN, apesar de ficar entre as duas cidades com o maior número, Mossoró e Pau dos ferros.
Lá em Apodi o trabalho preventivo é constante, eles criam piabas dentro dos reservatórios da água para que elas comam as larvas do Aedes aegypti.

Aqui em Mossoró não podemos criar as piabas nos reservatórios, porque a água chega quente às nossas casas, mas poderia ter nas comunidades pequenas piscinas com piabas, que serviriam de armadilhas para os mosquitos, e os custos seriam muito baixos.

Não custava nada se lançar uma campanha em Mossoró incentivando a população a criar piabas em reservatórios exclusivos para elas, além de divertido é muito útil e barato.        

Nenhum comentário: