segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A PROCISSÃO DE SANTA LUZIA 2010

Dia de santa Luzia. Aqui em Mossoró no dia 13 de dezembro todos param para festejar a padroeira da cidade, a tradicional procissão pelas ruas é acompanhada por um mar de pessoas rezando e cantando o Hino de santa Luzia.

Pessoas de todas as cidades vizinhas e até de outros estados vêm ver a imagem de santa Luzia caminhando, a procissão teve inicio às 17h saindo da catedral pela Av . Dix- Sept Rosado,AV. Dix-neuf Rosado, Rua Marechal Deodoro , Rua Rodrigues Alves , Rua Melo franco , AV.Augusto Severo , Rua Santos Dumont e por fim, chegando a catedral pela Rua Idalino de Oliveira.

Entre as pessoas é comum ver crianças e adultos vestindo as vestes de Santa Luzia, outras caminham descalças pagando suas preces alcançadas, uma forma de agradecer e obedecer a sua devoção.

As pessoas que moram no percurso da procissão ficam sentadas nas calçadas de suas residências para ver o andor passar com a imagem, quando a imagem se aproxima todos recebem de pé com aplausos dando viva a santa Luzia. Uma festa muito bonita que se repete todo ano. Todas as ruas são interditadas por policiais do trânsito para dar seguranças aos fiéis, todo o trânsito é direcionado a outras alternativas.

Vejam abaixo as imagens da procissão




Nenhum comentário: