quarta-feira, 23 de junho de 2010

POLÍCIA PRENDE,JUSTIÇA SOLTA

Há tempos ouço as pessoas falarem que é inútil a polícia prender, já que a justiça solta o criminoso dias depois. Muitos policiais já me confessaram que a atuação da justiça desestimula a operação policial. Acredito que há certo exagero, talvez por desconhecimento, da população e de alguns policiais.
Ora, o juiz tem que proferir suas decisões com base no que reza a lei. A legislação prevê em que situações o cidadão deve responder ao processo em liberdade e em que situações ele deve aguardar o julgamento atrás das grades. O juiz apenas analisa a situação e vê em que situação se encaixa aquele que foi preso pela polícia.
Caso o preso não tenha antecedentes criminais, tenha emprego certo, residência fixa e não esteja ameaçando testemunhas, há grande possibilidade de ele responder o processo em liberdade. Pode acontecer de o preso não preencher os requisitos acima e mesmo assim ainda responder o processo em liberdade, são os casos onde a autoria e a existência do crime ainda não foram esclarecidas.
Como manter alguém preso se não há provas contundentes de ter sido ele o autor do crime? Cada caso precisa ser analisado acuidadamente, lembrando-se que a regra é responder ao processo em liberdade, até mesmo pelo princípio da presunção de inocência. fonte tio colorau

Nenhum comentário: