segunda-feira, 19 de abril de 2010

FOTOGRAFO É BEM MAIS DO QUE PARECE

Histórias de fotógrafo, talvez ninguém acredite, mas é verdade, ainda têm pessoas que perguntam se a foto é colorida, já tem outras que perguntam se for mais de uma pessoa na foto o preço é menor?. O que eu nunca entendi é o motivo das crianças gostarem tanto de passar o dedo indicador na minha lente, elas são tão curiosas que cinco anos antes da popularização das câmeras digitais elas já queriam ver a foto logo quando eu tirava.

Faz 15 anos que sou fotografo e ainda não fiz a foto dos meus sonhos, uma fotografia que me realizasse como fotografo. Ser fotografo é ser infinito, nunca aprendemos de tudo, nossos maiores aliados são a luz e o tempo, um segundo para um fotografo pode ser mais útil do que uma semana, o bom fotografo não fotografa pelo dinheiro, e sim pela emoção de obter o resultado desejado.

Para uma boa foto temos que usar dezenas de combinações, primeiro surge a cena, daí devemos observar bem o que devemos mostrar, depois disso observa-se como esta a luz, de onde ela esta vindo, onde ela esta mais forte e onde estão as sombras, para só então começar a explorar a câmera, checa-se o balanço de branco,ISO, velocidade, abertura, foco, enquadramento, e em seguida o primeiro clique, logo após conferimos a foto que na maioria das vezes não agrada, e começa outra combinação, as vezes com muita pressa por conta do tempo, todas as fazes citadas são importantes, uma depende da outra, se faltar um item esta tudo perdido, por este motivos e outros mais, não é fácil ser um fotografo.

Nenhum comentário: